Furadeira industrial: o que é, marcas e onde encontrar

Saiba o que é uma furadeira industrial e onde encontrar os melhores modelos, das melhores marcas. Confira o artigo exclusivo da Celmar!

Nas atividades produtivas é comum a utilização de furadeira industrial: um equipamento desenvolvido com o objetivo de realizar trabalhos contínuos, com potência, resistência e precisão.

Mas, você sabe como funciona, qual a aplicabilidade e quais os modelos atualmente que lideram o mercado?

Neste artigo exclusivo a Celmar explica tudo sobre furadeira industrial, quais as opções mais modernas e onde encontrar o melhor modelo. Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

O que é uma furadeira industrial?

Uma furadeira industrial é um equipamento utilizado em setores produtivos da indústria e que tem como princípio realizar perfurações em materiais que demandam maior potência e resistência que uma furadeira convencional.

Por este aspecto, estas máquinas são robustas e capazes de realizar trabalhos em materiais com alta resistência. Do mesmo modo, podem ser adotadas em linhas produtivas que demandam uma maior precisão aliada à durabilidade de um equipamento industrial.

Isto é, são projetadas para aguentarem períodos longos de uso, em postos de trabalho em planta industrial. Como característica fundamental, estes tipos de furadeira apresentam:

·   maior durabilidade

·   fabricação com parte e componentes robustos e resistentes

·   maior potência e capacidade de realizar trabalhados em materiais duros

·   precisão e controle da perfuração

Qual a função da furadeira industrial?

Apesar de imediatamente relacionada aos trabalhos de perfuração em materiais, alguns modelos de furadeira também permitem, com os acessórios corretos, a realização de trabalhos adicionais.

Por exemplo, quando acoplados acessórios de rosqueamento, estas máquinas possibilitam também a criação de padrões helicoidais em peças metálicas em perfil de rosca. Do mesmo modo, alguns modelos também aceitam acessórios de rebaixamento e acabamento de perfuração.

De todo modo, as furadeiras de âmbito e potência industrial são empregadas em larga escala em oficinas, marcenarias e, evidentemente, nos setores de produção industrial. Por exemplo, o automobilístico.

Aproveite e leia também o conteúdo exclusivo da Celmar sobre qual o melhor afiador de brocas

Como a furadeira industrial funciona?

O princípio mecânico deste equipamento é semelhante ao de uma furadeira convencional. No entanto, com índices de potência e resistência superiores. Por isso, são capazes de perfurar materiais sólidos duros, como metal.

Basicamente, a operação da máquina e seu funcionamento ocorre da seguinte forma:

·   fixação do material a ser trabalhado

·   seleção e instalação da broca correta, tendo em vista o material e o objetivo

·   ajuste da velocidade do equipamento

·   perfuração e controle da profundidade do furo

·   desligamento da máquina e retirada da broca

·   conferência do furo realizado

Agora que você sabe o que é, para que serve e como funciona, confira também X tipos de furadeira industrial e escolha ideal para você!

Qual furadeira industrial escolher? Conheça 6 tipos

A Celmar analisou os tipos de furadeira, os modelos, suas características técnicas e aplicabilidade, indicando os com maior saída e aceitação no mercado.

Confira a lista!

Parafusadeira/furadeira

Ter a opção de parafusadeira e furadeira no mesmo equipamento representa tanto uma economia quanto versatilidade. Por exemplo, a GSB 13 RE BR-127V Profissional da Bosch é o equipamento perfeito para trabalhos desde marcenaria à alvenaria.

Equipada com um motor de 750W de potência, esta parafusadeira e furadeira apresenta a melhor relação potência/peso do mercado. De fácil manuseio e transporte, acompanha o colaborador por toda a planta da fábrica, oficina ou trabalhos externos.

Parafusadeira e furadeira de Impacto

Fabricada em uma carcaça robusta, a GSB 16 RE da Bosch é um ótimo exemplo de uma parafusadeira e furadeira de impacto para quem exige precisão, potência e durabilidade.

Este modelo é equipado com um motor de 750W, torque nominal de 2,1 Nm, alcançado até 48.500 i.p.m máximos de impacto vazio. Além destes aspectos, a GSB 16 RE é compacta, pesando somente 1,8kg.

Furadeira Pistola Octo

A Furadeira Pistola FMLA16-EPX4500 da Octo é um dos modelos mais utilizados na indústria nacional. Sendo extremamente leve e, ao mesmo tempo, potente, a FMLA16-EXP4500 pesa aproximadamente meio quilo (0,5kg) com uma rotação livre de 4.500 rpm e potência de 0,45Hp.

No cenário nacional, a FMLA16-EXP4500 domina o segmento tendo em vista seus benefícios e funcionalidades como furadeira industrial.

Furadeira Eletromagnética

Estes modelos de furadeira apresentam o diferencial do travamento por força eletromagnética, o que permite estabilidade, segurança e versatilidade em trabalhos de perfuração em metal.

Atualmente o mercado brasileiro tem demonstrado preferência pela RIX 35/50 da Tools. Fabricada em material robusto, contando com um motor de 1050W e atração magnética de 9000N a RIX 35/50 se adapta a qualquer cenário e demanda da indústria.

Furadeira Pneumática

A Dynabrede desenvolveu a Furadeira Pneumática 1/4, em estilo pistola, a partir da inteligência da fabricante na indústria de metal e soldadura. Isso se reflete na qualidade deste equipamento: durável, resistente e de simples manuseio.

Sua estrutura conta com a capacidade de 5.500 rpm e potência de 0,4Hp. Tudo isso em um design compacto, robusto e simples que facilita a utilização no dia a dia da indústria.

Furadeira sem impacto com base magnética

A Bosch, fabricante com trajetória e tradição, desenvolveu a GBM 50-2 tendo em mente trabalhos que demandam precisão e força. Por isso, neste modelo a Bosch equipou um motor de 1200W ideal para perfurações em metal.

Além deste aspecto, os engenheiros da Bosch instalaram o famoso sistema de segurança contra choques elétricos PRCD. Permitindo maior segurança na operação e durabilidade do equipamento.

A Celmar desenvolveu um catálogo exclusivo de furadeiras para a indústria e setores produtivos, contando com modelos que atendem a qualquer demanda. Acesse nosso portal de produtos e confira toda a lista.

Conclusão

 No artigo de hoje você aprendeu sobre o funcionamento e aplicabilidade da furadeira industrial, assim como os melhores modelos atualmente comercializados no Brasil.

Estes equipamentos estão presentes em diversas empresas do setor produtivo e industrial, realizando ininterruptamente trabalhos pesados e que demandam precisão. Isso demonstra um dos fatores principais destas furadeiras: durabilidade e qualidade.

A Celmar, especialista em distribuição industrial de máquinas e referência no mercado, conta com um catálogo completo de equipamentos e acessórios que atendem às mais diversas demandas e necessidades da indústria.

Entre em contato, visite uma de nossas unidades e realize um orçamento com um de nossos consultores especializados!

TAGS:

Deixe seu comentário

Newsletter

Receba nossas novidades por email, cadastre-se em nossa Newsletter.