Furadeira de impacto: Saiba o que é, como usar e diferenças!

furadeira de alto impacto

A furadeira de impacto é uma das ferramentas essenciais na realização de trabalhos de perfuração em materiais de alta resistência. Por exemplo, concreto e madeiras de alta densidade.

Este tipo de furadeira apresenta, além da rotação do mandril e perfuração do material com a broca, a função martelete: a aplicação de força perpendicular à superfície a ser perfurada. Isto é, com impacto. 

Neste artigo exclusivo a Celmar explica tudo sobre este tipo de furadeira, como funciona seu sistema e quais as diferenças com outros modelos e tipos de ferramentas.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

O que é furadeira de impacto?

Estas furadeiras, diferentemente das convencionais, apresentam a função martelete que permite à ferramenta exercer impacto em superfícies e materiais mais residentes. Consequentemente, realizando perfurações em estruturas que as furadeiras normais não conseguiriam.  

Como funciona esse tipo de furadeira?

A engenharia deste tipo de furadeira é relativamente simples. Além de rotacionar o mandril com a broca, em sentido horário ou anti-horário, os modelos com martelete também aplicam impactos com a ponta da broca.

Basicamente, além de realizar a perfuração a partir da rotação da broca sobre um eixo, os modelos de impacto também são capazes de aplicar forças em sentido perpendicular à superfície perfurada.

Qual a diferença entre furadeira de impacto e normal?

Como vimos no tópico anterior, as furadeiras com função martelete possuem a capacidade de realizar força sobre a superfície do material em sentido perpendicular. Por outro lado, as furadeiras normais somente realizam a rotação da broca.

Desse modo, os modelos com impacto são recomendados para trabalho em materiais que apresentam maior resistência à perfuração convencional. Como exemplo, concreto, madeiras de alta densidade de demais materiais.

Parafusadeira e furadeira de impacto: qual a melhor

Estas são duas ferramentas diferentes que, contudo, podem estar presentes em função multiúso no mesmo modelo.

Enquanto a parafusadeira apresenta como característica acelerar e automatizar o processo de parafusar, a furadeira de impacto é destinada à relação de furos em materiais diversos. Contudo, tendo em vista o princípio de rotação do mandril sobre um eixo, alguns modelos possibilitam tanto parafusar quanto perfurar.

No entanto, não se recomenda a utilização da função martelete ao parafusar ou retirar um parafuso de um determinado material. Isso implica em dado ao parafuso, assim como à superfície em que o parafuso se encontra.

Onde usar a furadeira de impacto?

Onde usar a furadeira de impacto?

Confira a seguir dicas para o uso adequado deste tipo de furadeira.

Como usar esta ferramenta?

A utilização da ferramenta é simples. Nos modelos atuais há indicação visível e intuitiva da função martelete. Para tanto, antes de iniciar o trabalho, certifique-se que o material demanda a aplicação da força do martelete.

Sendo o caso, acione o dispositivo antes do início da perfuração. Posicione corretamente, de maneira firme, para que o trabalho seja realizado de maneira correta e sem danos excessivos à superfície do material.

Quais os cuidados devo tomar?

Todo e qualquer uso de ferramentas e equipamentos demanda atenção. Isto ocorre devido ao princípio fundamental da segurança no manuseio, evitando-se acidentes ou situações de risco operacional.

Por exemplo, certifique-se das condições de uso da furadeira, do local do trabalho, da necessidade de EPIs (luvas, óculos de proteção etc.), do tipo correto de broca, da voltagem da alimentação de energia elétrica.

Como consertar?

O conserto do equipamento deve ser realizado por profissionais certificados pelas fabricantes. Isto é, nas assistências técnicas autorizadas que contam com o reconhecimento oficial, dado pela fabricante, da capacidade técnica no conserto ou recondicionamento da ferramenta.

Desse modo você garante a qualidade do conserto, assim como a possibilidade de prolongar a vida útil do equipamento a partir do uso de parte ou componentes oficiais nos reparos que demandam substituição.

Aproveite e leia também o artigo elaborado pelos engenheiros da Celmar sobre manutenção em furadeira de bancada.

Como escolher uma boa furadeira de impacto?

Escolher a melhor furadeira não precisa ser um processo difícil, no entanto, é sempre recomendado seguir alguns passos. Isso permite uma escolha alinhada com seus objetivos, demandas de trabalho e orçamento.

Por isso, fique sempre atento:

·      tipo de trabalho a ser realizado e sua complexidade

·      familiaridade com o processo de perfuração com ferramentas tipo furadeira

·      características dos equipamentos e adequação ao tipo de trabalho

·      custo-benefício em relação ao seu orçamento

Qual o melhor modelo para uso doméstico?

Diferentemente do uso profissional, as furadeiras empregadas em contexto de atividades e trabalhos em casa demandam funcionalidades mais adequadas e condizentes à necessidade do uso comum.

Isto é, em casos de aplicação contínua e ininterrupta, como no setor industrial, as furadeiras com opção de impacto devem resistir ao cotidiano da fábrica e às características de um trabalho recorrentemente realizado.

Já no contexto doméstico, furadeiras de menor porte e com potência relativa inferior aos modelos industriais são sempre as melhores opções. Tanto sob o aspecto operacional, quanto do custo-benefício vinculado ao equipamento.

Por isso, avalie aqueles modelos que apresentam potência, durabilidade, resistência e reputação pela marca, mas que, igualmente, se enquadrem em necessidades mais modestas e com menor exigência.

Qual o valor de uma furadeira de impacto?

O valor deste tipo de ferramenta pode variar dependendo do modelo, suas funcionalidades e da tecnologia associada. Do mesmo modo, como em qualquer outro produto, a expertise de mercado e estrutura da empresa interferem no preço final.

Isto é, escolha empresas certificadas, com capacidade de comercializar e negociar os melhores valores, possibilitando aos seus clientes as melhores condições e preço justo.

Como a Celmar pode te ajudar?

Como a Celmar pode te ajudar?

A Celmar é líder e referência no segmento de distribuição industrial de equipamentos, ferramentas e MRO, contando com um catálogo completo de furadeiras e acessórios que atendem a qualquer demanda.

Trabalhamos com as melhores fabricantes e os melhores modelos, tendo em vista a satisfação de nossos clientes a partir dos valores de confiança em nossos produtos, rapidez na entrega, simplicidade e preço justo.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu sobre a furadeira de impacto, uma ferramenta capaz de realizar trabalhos de perfuração em materiais de alta resistência e que demandam a aplicação adicional de força.

Como vimos, estas máquinas apresentam a função martelete, que permite à furadeira realizar dois movimentos. O primeiro, de rotação do mandril e perfuração pela broca. O segundo, com o movimento de martelo da ponta da broca na superfície do material.

Entendemos também, ao longo do texto, as características de usos, conservação e quais critérios para a escolha de um modelo para uso doméstico.

A Celmar comercializa furadeiras com modelo martelete de impacto, assim como outros equipamentos, acessórios e máquinas que atendem a qualquer demanda do setor produtivo. Seja doméstico ou industrial.

Entre em contato com um de nossos consultores e realize um orçamento!

TAGS:

Deixe seu comentário

Newsletter

Receba nossas novidades por email, cadastre-se em nossa Newsletter.