fbpx

Manutenção em furadeira de bancada, quando fazer?

A manutenção em furadeira de bancada prolonga a vida útil da máquina e evita acidentes. Saiba tudo sobre o assunto com a CELMAR!
Manutenção em furadeira de bancada

A manutenção em furadeira de banca prolonga a vida útil da ferramenta, evita acidentes e garante a qualidade dos serviços de perfuração realizados na oficina e na indústria. Mas, você sabe quando procurar e realizar este serviço?

É comum que equipamentos e ferramentas de uso contínuo apresentem, ao longo do tempo, sinais comuns de desgaste. Os indícios podem ser ruídos ou vibrações irregulares e incomuns ou, inclusive, perda de potência.

O time de especialistas da CELMAR analisou os problemas mais comuns que levam à necessidade de manutenção em furadeira de bancada, listando as causas recorrentes e as melhores práticas de utilização deste equipamento.  

Continue no artigo e saiba tudo sobre o assunto! 

Afinal, qual a vida útil de uma furadeira de bancada?

Assim como qualquer outro equipamento ou ferramenta, a durabilidade de uma furadeira de bancada está diretamente relacionada ao seu uso e à qualidade do equipamento adquirido.

É de comum conhecimento que equipamentos de maior qualidade e tecnologia associada apresentam maior vida útil. Isto se dá pelo fato de que, em sua fabricação, componentes e partes de boa qualidade são empregados. Na outra ponta, ferramentas mais baratas tendem a ter uma durabilidade menor.   

De todo modo, um dos fatores cruciais que determinam a vida útil de uma furadeira de bancada é a maneira como é utilizada. O uso correto, de acordo com as especificações técnicas e recomendações, garante o prolongamento da vida útil do equipamento.

Por isso, adquira equipamentos fabricados pelas melhores empresas do segmento e comercializados por empresas especializadas. Além disso, leia sempre os manuais de uso, disponha a furadeira de bancada em locais livres da ação direta do tempo (umidade ou calor excessivo, por exemplo) e observe sempre sinais de desgaste.

Manutenção em furadeira de bancada, quando fazer?

A manutenção em furadeira de bancada é sempre recomendada quando, durante o uso, verifica-se que a performance do equipamento apresenta variações. Isso é, quando comparado ao funcionamento original você percebe queda no desempenho do equipamento.

Do mesmo modo, toda e qualquer ferramenta que conta com sistema motorizado dá sinais de desgaste por meio de sons irregulares ou inesperados, perda de potência, rangidos ou, inclusive, travamentos de rotação.

Neste contexto, é crucial que se realize a manutenção da furadeira de bancada de modo que se diminua custos futuros com substituição do equipamento ou acidentes causados pelo mau funcionamento do equipamento.

  • perda de potência
  • sons irregulares
  • travamento do mandril
  • vibrações inesperadas e excessivas

O que pode causar problemas na furadeira de bancada?

Onde fazer a manutenção da minha furadeira de bancada?

Uma série de fatores estão associados ao surgimento de problemas da furadeira de bancada. Dentre os mais comuns: o mal-uso de brocas, a falta de líquido refrigerante e o desgaste das escovas.

O time de especialistas da CELMAR analisou estes fatores mais comuns e elaborou uma lista de dicas para que você saiba identificar os problemas e evitar as causas. Assim, garantiria maior vida útil dos equipamentos.

Mal-uso de brocas

As brocas são fabricadas de acordo com sua finalidade. Por isso, as empresas consideram desde a geometria de sua estrutura até as ligas metálicas com tenacidade e resistência específica.

A utilização equivocada das brocas em materiais que não foram projetadas para realizarem os trabalhos de furação implica, inevitavelmente, em cenários de risco alto e de dano à furadeira de bancada.

Por exemplo, a utilização de brocas com tenacidade inferior ao material de perfuração possibilita fraturas na peça. Esse cenário, se evoluir para a quebra, possibilita que fragmentos da broca sejam lançados em múltiplas direções. Neste cenário, lesões e ferimentos provocados.

Outro fator preocupante é o dano ao equipamento e a necessidade de manutenção por usos irregulares ou incorretos de peças e acessórios. Então, fique atento:

  • Ao uso da broca correta para o material a ser perfurado
  • Verifique sempre o estado da broca, procurando fraturas, lascas ou outros danos
  • Utilize sempre afiadoras de brocas e evite o processo manual

Vale lembrar que qualquer adaptação com peças e acessórios não originais também implicam em possíveis danos e riscos de acidentes. Ou seja, tenha em mente as especificações técnicas do fabricante que podem ser consultadas nos manuais dos equipamentos.

Falta de líquido refrigerante

O atrito excessivo entre a broca e o material gera calor e desgaste. Um dos recursos utilizados nos processos de usinagem é o resfriamento e lubrificação do local de perfuração por meio de líquidos e óleos de arrefecimento.

Você pode estabelecer uma lista de checagem sempre que for utilizar sua furadeira de bancada, de modo que cenários de risco possam ser evitados, assim como da necessidade de manutenção da furadeira de bancada.

  • Verifique se o nível do óleo de refrigeração está correto
  • Confira se não há impurezas no líquido
  • Verifique a integridade das mangueiras e sistema de alimentação do líquido

Desgaste das escovas

Pelo uso regular e comum há desgaste das escovas. Este componente é fundamental ao funcionamento adequado das furadeiras de bancada, sendo responsável pela condução da eletricidade.

Realizar a manutenção e troca das escovas, portanto, garante que a furadeira opere de maneira correta e com a potência real de perfuração indicada pelo fabricante. Por isso:

  • confira o estado de desgaste das escovas regularmente
  • tenha sempre um kit de substituição sobressalente
  • adquira sempre escovas originais e compatíveis com sua furadeira de bancada

Vale ressaltar que alguns modelos utilizam motores de indução sem escovas, podendo ser monofásico ou trifásico (três fases 220/380V). Para estes casos, confira sempre a tensão.

Em certos momentos, pode ocorrer a falta de uma das fases. Cenário que ocasiona, consequentemente, a queima do motor.

Onde fazer a manutenção da minha furadeira de bancada?

O que pode causar problemas na furadeira de bancada?

Para realizar a manutenção em furadeira de bancada conte sempre com empresas indicadas pelo fabricante do equipamento. Estas possuem certificados que atestam a capacidade técnica de manutenção.

Também é comum que os profissionais que realizam este tipo de serviço tenham passado por processos instrucionais e de qualificação realizados em escolas ou centros também certificados pelas empresas fabricantes.

Isso implica em segurança, assertividade e qualidade no serviço de manutenção realizado.

Vale lembrar que a manutenção pode ser dividida em preventiva e corretiva. Na preventiva, a intervenção dos técnicos possibilita que se evitem cenários prejudiciais ao equipamento, mantendo-se os níveis operacionais e de performance ideal.

Por isso, fique sempre atento a qualquer alteração no ruído emitido pela furadeira em funcionamento. Qualquer sonoridade anormal pode ser um indicativo da necessidade de realizar a manutenção no equipamento. 

Assim, você prolonga a vida útil da furadeira, mantendo os níveis ideais de performance do equipamento e, do mesmo modo, evita qualquer cenário que demanda a manutenção corretiva. 

Assistência técnica autorizada

Estas empresas são qualificadas como assistência técnica autorizada. Isso significa que a fabricante assegura que todos os serviços realizados seguem as diretrizes corretas e utilizam tecnologia na manutenção dos equipamentos.

Se você deseja prolongar a vida útil de sua furadeira de bancada e evitar cenários futuros de danos ao equipamento ou acidentes, adquira equipamentos e acessórios de comprovada qualidade e comercializados pelas melhores empresas do segmento.

A CELMAR conta com décadas de expertise e destaque no mercado de equipamentos e ferramentas, contando com um catálogo de produtos das melhores fabricantes internacionais e nacionais.

Conclusão

A manutenção em furadeira de bancada evita cenários de risco operacional e acidente de trabalho, assim como permite que a vida útil dos equipamentos seja prolongada. Por isso, um dos fatores cruciais é, também, saber escolher a melhor ferramenta tendo em vista o seu uso.

A CELMAR é especialista na comercialização de maquinário, ferramentas e equipamentos para diversos setores produtivos da indústria. Em nosso catálogo, contamos com as melhores empresas do mercado especializado.

Entre em contato com nosso time de atendimento hoje ainda e realize um orçamento!

TAGS:

Deixe seu comentário

Newsletter

Receba nossas novidades por email, cadastre-se em nossa Newsletter.