Furadeira de bancada industrial: saiba como funciona

Mandril e broca de uma furadeira de bancada industrial

No cenário atual do mercado especializado, encontramos uma diversidade de modelos de furadeira de bancada industrial utilizados em e empresas de produção. Diante desse panorama, é crucial saber com funciona este equipamento e quais as suas características

Essas máquinas possibilitam a padronização das perfurações, assegurando qualidade e eliminando variações drásticas. Tendo em vista características como usabilidade, potência de motor, durabilidade e eficiência.

Com essa perspectiva em mente, a equipe de especialistas e engenheiros da CELMAR elaborou este artigo explicando o que é uma furadeira de bancada industrial.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

O que é uma furadeira de bancada industrial?

Este tipo de furadeira estacionária opera a partir de uma coluna vertical controlável, instalada sobre uma superfície plana, seja ela uma mesa ou bancada. É um equipamento indispensável em operações de perfuração industrial que exigem elevado grau de precisão, ultrapassando as capacidades de uma furadeira convencional.

O mandril da broca permanece conectado à coluna e, pela orientação precisa de um operador, realiza movimentos verticais que permitem perfurações de alta precisão em uma gama diversificada de materiais, incluindo metal, madeira e plástico.

Tendo em vista sua ampla adoção em diversos segmentos do setor industrial, tipo de furadeira é reconhecida por sua capacidade de atender a demanda por procedimentos repetitivos, nos quais o controle e padrões de qualidade são fundamentais.

O mesmo princípio norteia os processos de usinagem e fabricação de peças, nos quais tais furadeiras são empregadas para garantir que cada componente sujeito à perfuração mantenha um perfil confiável, padronizado e preciso ao longo da linha de produção.

Dessa forma, a finalidade da furadeira de bancada industrial está na realização de perfuração com mínimas variações, preservando, assim, a integridade e qualidade das peças.

Furadeira de bancada industrial: como funciona?

A furadeira de bancada industrial, equipamento essencial para trabalhos que demandam precisão e qualidade, é uma furadeira que opera de maneira simples. Desse modo, facilmente qualquer colaborador é capaz de conduzir e controlar a perfuração.

A principal característica desse tipo de furadeira é a sua potência elevada. Instalada sobre uma superfície de maneira estacionária, o processo de perfuração é realizado a partir da movimentação do mandril em uma coluna.

O operador instala a broca ideal para o tipo de material e trabalho a ser realizado e, controlando a movimentação vertical do mandril sobre o trilho da coluna, consegue realizar a perfuração de acordo com as necessidades do projeto.

O princípio de engenharia que rege a perfuração neste tipo de furadeira é similar ao das furadeiras domésticas. Contudo, tendo em vista as exigências do setor industrial, este equipamento apresenta maior força, durabilidade, resistência e potência nos trabalhos.

Qual a melhor furadeira de bancada industrial?

Escolher o modelo mais adequado não é uma tarefa complexa. No entanto, é essencial analisar as demandas da linha de produção, as características dos materiais utilizados, a dinâmica operacional da empresa e os resultados desejados.

Os avanços recentes na concepção de equipamentos e ferramentas, juntamente com a evolução tecnológica incorporada em cada produto, têm proporcionado um significativo progresso nas máquinas disponíveis no mercado.

Portanto, é recomendável considerar tanto os aspectos tecnológicos quanto a finalidade do equipamento em sua linha de produção, levando em conta as equipes envolvidas e os procedimentos adotados.

Uma dica é adotar os seguintes critérios na hora de determinar qual a melhor furadeira de bancada industrial.

  • especificações técnicas e operacionais
  • usabilidade e adaptação em diferentes linhas de produção
  • tecnologia integrada, confiabilidade e durabilidade do equipamento
  • relação custo-benefício

Como escolher uma boa furadeira de bancada?

Peça de metal trabalhada a partir de uma furadeira de bancada industrial

Tendo em vista a disponibilidade, no mercado, de modelos com diversas especificações técnicas e operações, características de usabilidade, dentre outros fatores, como escolher o melhor equipamento?

Pensando neste aspecto, a Celmar convidou o time de especialistas para responder quais os aspectos fundamentais devem ser considerados ao escolher uma boa furadeira de bancada industrial.

Nossos engenheiros avaliaram as principais características que merecem atenção e desenvolveram um guia em três etapas: segurança, eficiência e durabilidade.

Segurança

Todo e qualquer equipamento deve ser avaliado a partir do princípio da segurança: suas características técnicas, processo e tecnologia adotada nas fabricantes e sistemas de segurança instalados.

Eficiência

A eficiência do equipamento deve, essencialmente, ser avaliada conforme as características da linha produtiva e das etapas adotadas no fluxo de produção. Um equipamento eficiente permite ganhos de produtividade e redução de custo operacional com horas de trabalho, por exemplo.

Durabilidade

Escolher modelos fabricados com partes e componentes resistentes e com comprovada durabilidade é essencial, de modo a diminuir possíveis custos com a substituição de peças ou a necessidade de manutenção recorrente.

Quais são os tipos de furadeira e quais suas aplicações?

Além da furadeira de bancada empregada em trabalhos no setor industrial, este tipo de equipamento é fabricado para diversas aplicabilidades que abrangem desde o contexto doméstico ao automotivo.

Como exemplo, modelos diversos fundamentados também em princípios de operação e usabilidade também específicos são comercializados. Cada qual apresenta um objetivo, sendo recomendado a depender, por exemplo, do tipo de perfuração, material ou segmento produtivo.

·      furadeira manual

·      furadeira de impacto

·      furadeira de bancada

·      furadeira magnética

·      furadeira de martelo

·      furadeira de ângulo reto

·      furadeira pneumática

·      furadeira de impacto reversível    

Onde encontrar uma boa furadeira de bancada industrial

Ao longo de mais de três décadas de experiência de mercado, a Celmar compreendeu as demandas do setor industrial brasileiro, suas tendências e exigências, desenvolvendo um catálogo exclusivo de furadeiras de bancada para este segmento.

Atualmente, contamos com parcerias exclusivas com diversos fabricantes internacionais, oferecendo aos nossos clientes as melhores soluções em maquinário industrial.

Por exemplo, a MR-726 é recomendada para operações de furação em aço e ferro fundido, abrangendo diâmetros de 16mm a 20mm, respectivamente. Possui uma mesa inclinável de até 45° no sentido horizontal, altura máxima de 1037mm e encaixe do tipo CM2.

Outra característica deste modelo é o seu motor de 750W, alimentado em monofásico de 220v, proporciona versatilidade em diversas velocidades: 580, 960, 1680, 2930 e 4920 rpm.

Outro exemplo é a MR-410 Furadeira Radial de Bancada Ø 25 mm permite a perfuração em peças de variadas dimensões e características, como sua capacidade de movimentação de até 45° no eixo horizontal e cabeçote giratório em 360°.

A Furadeira Radial de Bancada Ø 25 vem equipada com encaixe do tipo CM3, capacidade máxima de furação de 25mm e um motor de 750W com 12 velocidades, é indicada para trabalhos em metal, madeira e plástico.

Para conhecer mais modelos de furadeira de bancada industrial, acesse o catálogo exclusivo da Celmar!

Conclusão

Neste artigo exclusivo da Celmar você aprendeu sobre as características, funcionalidades e aplicabilidade de um dos equipamentos mais empregados no contexto industrial, as furadeiras de bancada.

Como vimos, este tipo de furadeira se caracteriza por ser estacionária, com controle do mandril sobre trilho em coluna vertical, assim como da potência, segurança, eficiência e durabilidade dos melhores modelos.

A Celmar conta com mais de trinta anos de mercado, se especializando desde a sua origem no segmento de distribuição de maquinário industrial. Por isso, contamos com um catálogo exclusivo de equipamentos e acessórios.

Acesse nosso portal de produtos e solicite um orçamento!

TAGS:

Deixe seu comentário

Newsletter

Receba nossas novidades por email, cadastre-se em nossa Newsletter.