fbpx

Chanfradeira: o que é, tipos e como utilizar corretamente

Saiba o que é, quais os tipos e como utilizar corretamente uma chanfradeira. Confira o artigo exclusivo da Celmar!
Chanfradeira, operário medindo uma peça de metal

A chanfradeira é um equipamento empregado no setor industrial e produtivo, responsável pela remoção controlada de material metálico em chapas, discos e tubos. Estes sulcos criados possuem o nome de chanfros e podem ser apresentar perfis de angulação variados.

Por este aspecto, este equipamento é amplamente adotado em linhas produtivas que exigem a realização de chanfro para o processo de soldagem ou, ainda, na realização de acabamentos em peças.

Neste artigo exclusivo a Celmar explica tudo sobre esta máquina, como funciona e como utilizar corretamente.

Continue no artigo e saiba tudo sobre o assunto!

O que é uma chanfradeira?

No contexto da indústria e dos processos de usinagem e fabricação de produtos e componentes, este é o equipamento responsável pela realização de cortes em ângulos de perfil variado em peças metálicas.

A remoção controlada e predefinida de material da face ou canto vivo de chapas, discos ou cilindros é possível a partir de um sistema de corte.

A diferença de tenacidade do metal da ponta de corte e do metal da peça a ser trabalhada permite que sulcos de dimensões específicas sejam criados.

Estes sulcos, denominados chanfros, podem apresentar um perfil tipo I, V, meio V, X, K, U, J, duplo J e duplo U. Cada qual dependerá da angulação do corte realizado na peça trabalhada, sendo um dos objetivos mais recorrentes a ampliação da área de depósito para solda em processo de união de peças metálicas.

Ou seja, este equipamento é capaz de realizar cortes em peças metálicas adotando desenhos de angulação variados, por exemplo, de 45°. Isso implica na remoção de material da chapa, disco ou tubos.

Chanfradeira: para que serve?

Tendo em vista os processos de fabricação de componentes, partes e peças na indústria, o processo de criação de chanfros pode ter como objetivo a preparação para soldagem ou, inclusive, a realização de acabamentos específicos.

No primeiro objetivo, este equipamento permite que a área para depósito de solda seja aumentada. Isso permite que a zona de contato entre a peça metálica e a junção por soldagem torna-se maior.

Como consequência, o processo de soldagem é realizado de modo a garantir que a união das peças esteja conforme os princípios da engenharia e com as diretrizes de fabricação e qualidade atribuídas às peças fabricadas.

Outra finalidade, também recorrente, é a criação destes sulcos na face ou canto vivo de chapas, tubos e discos com finalidade estética. Ou seja, como acabamento de uma determinada peça que compõe um sistema ou parte de um determinado produto fabricado.

Confira a seguir e tipos com maior aceitação na indústria, suas vantagens e exemplos de modelos!

Tipos de chanfradeira: conheça

Chanfradeira, operário separando ferramentas

Tendo em vista as necessidades de cada segmento do setor industrial, as fabricantes diversificaram as máquinas de fazer chanfro de modo que atendam perfeitamente às exigências produtivas.

Por exemplo, atualmente são comercializados modelos elétricos, de bancada, pneumáticos e estacionários. Confira a seguir as características e exemplos dos modelos com maior aceitação na indústria.   

Chanfradeira Elétrica

O modelo SMA 40-BER da Gerima é um ótimo exemplo de equipamentos utilizados na no processamento de raios para preparação de peças para pintura ou proteção contra corrosão.

Contando com tecnologia de mola 2.0, a SMA 40-BER permite a realização de trabalhos com altos níveis de segurança e funcionalidade.

Chanfradeira de Bancada

A Bevelord desenvolveu a BV-575 como um equipamento para a produção de chanfros em peças de pequeno porte e que demandam precisão e controle. A BV-575 foi desenvolvida como uma mesa tipo slide, permitindo que as peças sejam fixadas de maneira segura no equipamento.

Com ângulo de chanfro fixo de 45°, sendo capaz de realizar trabalho com profundidade de 4mm, este modelo apresenta o diferencial de seu fácil manuseio e operação.

Chanfradeira Pneumática

O modelo pneumático ABIS-D 3.0 da BevelTools é um ótimo exemplo das máquinas de chanfro de linha premium, dado a sua precisão, versatilidade e qualidade.

Além destas características, a ABIS-B 3.0 se destaca por sua excelente concentricidade, o que permite maior assertividade nos chanfros realizados.

A BevelTools desenvolveu um sistema de ajuste simples das ferramentas de corte e adaptadores. Este aspecto caracteriza a ABIS-D 3.0 como de fácil manuseio, sendo que colaboradores com perfil e background diverso a conseguem operar de maneira segura e com precisão.

Chanfradeira Elétrica Estacionária

A BLD-60L se destaca por sua simplicidade e automação, características que a tornam uma escolha comum em fábricas e oficinas que demandam velocidade na linha de produção aliada à manutenção da qualidade dos chanfros realizados.

Projetada para trabalhar com chapas de espessura entre 8mm e 60mm, a BLD-60L é capaz de realizar chanfros em ângulos de até 90 graus, com acabamento Ra3.2-12.5.

Atende perfeitamente os requisitos da indústria de soldagem, possibilitando a redução de custos e automatização de processos.

Como fazer a manutenção da chanfradeira?

A realização de manutenção periódica e preventiva permite prolongar a vida útil dos equipamentos, conservando seus níveis ideais e adequados de funcionamento e garantindo a manutenção da qualidade dos trabalhos realizados.

No entanto, estes cuidados devem integrar a rotina de operações na indústria. Isto é, de modo que sejam incorporados na maneira como o equipamento é utilizado. Ou seja, evitando-se cenários de manutenção corretiva ou, inclusive, a necessidade de substituição do equipamento.

Por isso, fique sempre atento:

·  Limpeza regular do equipamento, evitando acúmulo de escórias (cavacos), líquidos e demais agentes que possa interferir no funcionamento ideal e correto da máquina

·  Verifique sempre o estado dos competentes e partes móveis da máquina e suas condições de conservação, realizando a substituição quando necessário

·  Certifique-se de que todos os componentes de segurança estão em perfeito estado de funcionamento, realizando a substituição quando necessário

·  Realize treinamentos regulares de colaboradores e times, de modo a instruí-los nas técnicas e práticas corretas de manuseio e operação das máquinas

A Celmar desenvolveu um catálogo exclusivo de chanfradeiras e acessórios, tendo em vista seu profundo conhecimento no mercado de Distribuição Industrial de Máquina. Acesse nosso portal e confira todos os produtos disponíveis.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu sobre a máquina responsável pela realização de chanfros, qual a sua finalidade e quais os modelos atualmente comercializados e com maior aceitação no setor industrial.

Como vimos, estes equipamentos realizam a remoção precisa e controlada de material metálico em chapas, tubos e discos, de modo que sulcos de perfil angular diferentes sejam criados.

A Celmar, referência no mercado de Distribuição Industrial de Maquinário, desenvolveu um catálogo completo e exclusivo com base em suas três décadas de expertise.

Entre em contato e realize um orçamento com um de nossos consultores.

TAGS:

Deixe seu comentário

Newsletter

Receba nossas novidades por email, cadastre-se em nossa Newsletter.