Afiação industrial: entenda como é o processo

Afiação industrial, brocas e fresas

A afiação industrial é um processo essencial para garantir a qualidade e a produtividade dos trabalhos realizados com ferramentas de corte. O processo consiste na remoção controlada de material metálico das ferramentas, de forma a restaurar sua geometria original

O processo é realizado por meio de equipamentos específicos, que são capazes de remover o material de forma precisa e controlada. Existem diversos tipos de afiadoras, cada uma adequada para um tipo específico de ferramenta.

Neste artigo exclusivo, a Celmar explica tudo sobre esse processo, quais suas características e quais equipamentos indicados.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

O que é a operação de afiação das ferramentas de corte?

A afiação industrial de ferramentas consiste no processo de desbaste controlado e remoção calculada de material metálico de peças como brocas, fresas e serras. Este processo é conduzido por meio de equipamentos especificamente projetados para tais funções.

Desse modo, a partir de um equipamento, como uma afiadora de fresas, o perfil geométrico das linhas e ângulos de corte da ferramenta é recondicionado, permitindo o aumento da vida útil, assim como da garantia de qualidade nos serviços realizados.

O processo de afiação industrial, portanto, pode ser realizado em:

· Ferramentas de corte, como serras

· Ferramentas de perfuração, como brocas

Qual é a importância de manter as ferramentas afiadas?

O uso convencional de ferramentas de corte, nos mais diversos trabalhos, pode causar desgastes que comprometam o funcionamento adequado das peças. Esses desgastes podem ser causados por microfraturas estruturais ou desalinhamento dos ângulos de corte.

A utilização de ferramentas com desgaste acentuado pode resultar em trabalhos com resultados não esperados ou que prejudicam a qualidade dos processos. Por isso, a afiação é uma alternativa à reposição contínua das peças.

Este processo permite, portanto, aumentar a vida útil de ferramentas, melhorar os resultados nos trabalhos executados, assim como reduzir custos como a substituição recorrente.

Além disso, a afiação industrial conduzida por meio de maquinário específico substitui a prática não recomendada de afiação manual. O processo manual sem gabarito pode ocasionar danos estruturais graves, como quebras e perda da peça.

Como é o processo de afiação industrial

O processo de afiação é comandado por equipamentos especificamente projetados para tal função. Estas máquinas apresentam a capacidade de recondicionar o perfil geométrico das ferramentas por meio de gabaritos específicos.

A afiação, portanto, é realizada conforme o perfil de ângulos de corte. Por isso, as afiadoras contam com sistemas automatizados e precisos que desbastam assertivamente a superfície metálica, recondicionando todos os vetores de corte.

Por exemplo, no caso da afiação industrial de fresas o processo pode variar de acordo com o modelo e tipo de máquina, mas alguns passos são comuns a todas. Esses passos são baseados nos princípios de engenharia que regem o processo de afiação. Confira os passos a seguir:

· Fixar a fresa na máquina em uma estrutura de suporte.

· Posicionar a fresa corretamente para o processo de afiação.

· Definir os parâmetros da afiação, como a quantidade de material a ser removido e a velocidade de rotação.

· Afiar a fresa, removendo material dos ângulos de corte.

· Resfriar a fresa após o aquecimento causado pelo atrito durante a afiação.

· Realizar o controle de qualidade da afiação.

Aproveite e leia também sobre o processo de manutenção em furadeira de bancada.

Qual a diferença entre afiar e amolar?

Afiação industrial, colaborador realizando trabalho de corte

Afiar e amolar, sob o aspecto da engenharia, podem ser compreendidos como conceitos iguais. Os aspectos que diferem um do outro estão vinculados ao tipo de ferramenta em que a remoção de material metálico ocorre.

Isto é, a afiar e amolar representam a atividade de desbaste calculado, padronizado e preciso de material metálico de alguma peça cuja função industrial seja, por exemplo, cortar ou perfurar.

Quais equipamentos e ferramentas são usados para afiação industrial: confira   

Atualmente, no mercado de distribuição industrial de maquinário existem opções diversas para os processos de afiação industrial. Cada equipamento apresenta uma aplicabilidade específica, sendo indicado de acordo com as necessidades das linhas produtivas.

Por exemplo, a Afiadora Universal AMB-3 é uma ferramenta essencial para qualquer pessoa que usa ferramentas regularmente. A máquina possui uma capacidade máxima de afiação de até 25 mm, que pode ser ampliada mediante a aquisição de pinças adicionais.

O ajuste angular da AMB-3 é de 0° a 180°, permitindo a afiação de ferramentas com diferentes ângulos de corte. O ângulo de alívio pode ser ajustado de 0° a 45° e o ângulo negativo, de 0° a 26°

A afiadora GS-1 é uma ferramenta portátil e fácil de usar que permite afiar brocas de forma rápida e precisa. O motor DC de alta eficiência da afiadora garante que as brocas sejam afiadas com precisão dentro de 0,02 mm, com capacidade de 2 a 13mm, com ajuste de ângulo de 90 a 140º.

A afiadora GS-1 é ideal para aplicações em diversos setores, como:

· Construção civil: afiação de brocas para concreto, tijolo, madeira e outros materiais

· Metalurgia: afiação de brocas para aço, alumínio, ferro e outros metais

· Máquinas e equipamentos: afiação de brocas para ferramentas elétricas, máquinas-ferramentas e outros equipamentos

A afiadora GS-24 é uma ferramenta versátil e eficiente que permite afiar brocas e fresas de forma rápida e precisa. A máquina é capaz de afiar brocas HSS, Cobalto e Metal-Duro, com diâmetro de 2 a 13 mm. Também pode afiar fresas de 3 a 12 mm de diâmetro, com ângulo de afiação ajustável.

Por que optar pela afiação: conheça os benefícios

A preservação da geometria de ferramentas de corte empregadas na indústria é essencial para garantir um contato adequado e preciso da ferramenta com o material de trabalho. Isso significa que tais ferramentas devem apresentar ângulos de corte corretos, conforme especificados pelo fabricante.

Para manter a geometria das linhas de corte, é necessário realizar a afiação industrial regular. Para isso, a afiação deve ser realizada com equipamentos adequados, capazes de remover o material de forma precisa e controlada.

A afiação regular traz diversos benefícios, incluindo:

· Melhoria da precisão das operações: a ferramenta afiada corta de forma mais eficiente e precisa, o que resulta em trabalhos de maior qualidade

· Redução dos custos: aumenta a vida útil da ferramenta, o que reduz a necessidade de substituição frequente

· Melhoria da segurança: reduz a probabilidade de quebras ou acidente

Com mais de 30 anos de experiência no setor de manutenção, reparos e operações, a Celmar é uma empresa líder em afiadoras e acessórios. A empresa atende clientes em todo o Brasil por meio de suas oito unidades.

A Celmar entende as necessidades dos seus clientes e oferece um catálogo abrangente de produtos que atende a uma ampla gama de aplicações. A empresa oferece uma variedade de afiadoras.

Consulte nosso exclusivo catálogo de produtos e solicite um orçamento!

Afiação industrial em peça

Conclusão

Neste artigo exclusivo da Celmar você aprendeu sobre o processo de afiação industrial, suas características, princípio de engenharia, conhecendo equipamentos modernos e com capacidade de aumentar a produtividade e reduzir custos nas linhas de produção.

Como vimos ao longo do artigo, o processo de afiação consiste na remoção calculada e precisa de material metálico de ferramentas, como brocas, fresas e serras. Este processo assegura maior vida útil à ferramenta e maior segurança às operações e trabalhos realizados.

A Celmar é uma empresa com mais de 30 anos de experiência no mercado de manutenção, reparo e operações. Atendemos clientes de diversos segmentos, oferecendo equipamentos de alta qualidade e com potencial de revolucionar os processos produtivos.

Acesse nosso catálogo exclusivo e solicite um orçamento!

TAGS:

Deixe seu comentário

Newsletter

Receba nossas novidades por email, cadastre-se em nossa Newsletter.