Em diversos setores da indústria o emprego de tubos chanfrados é recorrente. Desde processos de fabricação de estruturas na construção civil até o emprego na indústria automobilística.
Mas, você sabe qual a finalidade e objetivo de um tubo com chanfros em suas extremidades? Além disso, vale a pena usar um tubo chanfrado em seus processos de fabricação?
A Celmar desenvolveu este conteúdo exclusivo respondendo a essas perguntas. Confira e saiba tudo sobre o assunto!
O que é tubo chanfrado?
Um tubo chanfrado é uma peça tubular que em suas extremidades apresenta sulcos e recortes em perfil variado criados com objetivo de garantir um processo de soldagem eficiente ou acabamento fino em partes ou componentes industriais.
O termo mais comum e recorrente adotado para tubos é o biselamento. Contudo, o princípio básico é o mesmo da chanfragem. Isto é, a remoção calculada e precisa de material metálico da peça com objetivo de aumento da área de depósito de solda ou acabamento.
Desse modo, nas extremidades do tubo é realizado o processo de remoção de material em ângulos e perfil pré-determinados, tendo em vista o tipo de trabalho a ser realizado.
Para que serve um tubo chanfrado?
A chanfragem do tudo pode ser realizada com dois objetivos fundamentais. No primeiro, a remoção de material metálico da peça e aumento da superfície de contato da extremidade do tubo com a solda. Permitindo, então, um processo mais eficiente e duradouro.
Outro objetivo é a realização de acabamentos finos em partes ou componentes tubulares. Isto é, na realização de recortes e remoção de material, em perfil ou ângulo pré-definido, de modo que a peça seja finalizada com maior detalhamento e qualidades.
Vale a pena ressaltar que, devido à diversidade de aplicabilidades de um tubo com chanfros, o objetivo pode também ser múltiplo. No entanto, estas aplicabilidades dependem do emprego de máquinas e equipamentos especializados, como veremos mais adiante.
Onde usar tubo chanfrado?
A aplicabilidade de tubos que passaram por processo de chanfragem é variada, dependendo do segmento da economia e seu objetivo. Por exemplo, na indústria automotiva o emprego destes tubos é recorrente nos processos de fabricação de peças e componentes.
Na construção civil e em processos de fabricação de estruturas o processo de chanfragem em tubos também é recorrente. Um dos objetivos é a criação de áreas para depósito de material durante a soldagem e, consequente, união estável dos tubos.
A variedade nas aplicações demonstra o potencial amplo de aplicabilidade dos tubos com chanfragem. Desde processos de acabamento dos tubos até a preparação para o processo eficiente de soldagem, tubos chanfrados estão presentes em diversos processos produtivos e industriais.
Como usar tubos chanfrados?
A utilização de tubos com perfil chanfrado em suas extremidades é variada, dependendo do setor da economia e do objetivo. No entanto, alguns procedimentos fundamentais participam dos processos produtivos.
· Escolha e preparação do tubo: definição do tubo com as propriedades indicadas para o trabalho e para o tipo de chanfro a ser realizado
· Medição e marcação correta: realize indicações ao longo da peça de modo que o tubo seja corretamente chanfrado
· Realização do chanfro: utilize equipamentos modernos e especialmente projetados para a chanfragem e/ou biselamento de tubos
· Conferência e limpeza: análise o resultado e verifique as condições do tubo, realizando também a limpeza da peça e do equipamento
Após estes processos, o tubo pode ser empregado em processo de soldagem ou, caso o objetivo seja o acabamento fino, direcionados aos setores de inspeção de qualidade.
Vale a pena chanfrar tubos?
Sim! O processo de chanfragem ou biselamento de tubos garante que os trabalhos de soldagem ou acabamento sejam realizados de maneira adequada, prática, precisa e com qualidade superior.
Por exemplo, nos processos de fabricação de estruturas para a construção civil a chanfragem dos tubos garante que os níveis de segurança definidos sejam alcançados e mantidos ao longo do processo industrial.
Do mesmo modo, em outros setores produtivos, a chanfragem dos tubos também apresenta benefícios claros. Por exemplo:
· emprego de metodologias produtivas e garantia na qualidades dos resultados
· ganho produtivo pela automatização de processos com equipamentos modernos
· perfil de chanfro I, V, meio V, X, K, U, J, duplo J e duplo U, dependendo do equipamento
· acabamento preciso e limpo
Desse modo, investir numa chanfradeira para tubos garante que os processos de fabricação de partes ou produtos sejam realizados de maneira correta e com ganhos expressivos em produtividade, redução de custos e qualidades dos trabalhos.
Aproveite e leia também o conteúdo exclusivo da Celmar sobre tipos de chanfro.
3 Chanfradeiras de tubos para usar em 2023!
Confira a seguir as 3 melhores e mais modernas chanfradeiras de tubos comercializadas em 2023.
Chanfradeira Elétrica Bevel Mate INOX
A Chanfradeira Elétrica Bevel Mate INOX realiza chanfros em perfil C, sendo recomendada para trabalhos pesados e que demandam precisão e qualidade. Realiza chanfro de profundidade de até 8mm e raio de 6mm em aço inoxidável.
Pesando somente 5,65Kg é uma ótima opção para linhas de produção industrial que demandam celeridade nos processos e manutenção dos parâmetros de qualidade.
Chanfradeira de chapas e tubos CHP-12
A chanfradeira CHP-12 da Cevisa, referência mundial em equipamentos e líder de vendas, realiza a chanfragem automática de tubos e chapas com uma velocidade de 2,6m por minuto. Em tubos, realiza trabalhos de chanfragem a partir de 100mm de diâmetro.
Chanfradeira Elétrica Estacionária
A Cevisa desenvolveu a Chanfradeira Elétrica Estacionária com objetivo de apresentar ao mercado um produto robusto, forte e com capacidade de realização trabalhos que demandam controle preciso e velocidade produtiva.
Este modelo de chanfradeira é capaz de realizar trabalhos em tubos com uma velocidade de 150mm por minuto, em ângulos de 20° a 50°, com profundidade máxima de 60mm em materiais com resistência igual ou menor a 40Kg/mm2.
A Celmar, especialista no mercado de distribuição de equipamentos industriais, desenvolveu um catálogo completo de chanfradeiras e acessórios, atendendo a qualquer demanda da indústria e de setores produtivos nacionais.
Conclusão
No artigo de hoje você aprendeu sobre a aplicabilidade de tubos chanfrados e a razão em se empregar uma chanfradeira de tubos nos processos produtivos e de fabricação industrial.
Estes tubos, como vimos, apresentam em suas extremidades sulcos de perfil diferente chamados de chanfros ou, popularmente, bisel. A remoção de material das extremidades apresenta objetivos variados, sendo a preparação para soldagem ou acabamento os mais comuns.
O time de engenheiros e especialistas da Celmar, experts no mercado de equipamentos industriais, desenvolveu um catálogo completo de chanfradeiras e acessórios oferecendo as melhores soluções para seus clientes.
Acesse nosso portal de produtos e realize um orçamento!