São vários os tipos de chanfro utilizados na indústria. Para realizar com precisão e qualidade é necessário o emprego de chanfradeiras manuais, portáteis, semi-estacionárias, estacionárias ou automatizadas.
Esses equipamentos permitem que chapas, tubos e discos sejam chanfrados corretamente. Tanto para soldagem quanto para acabamento em produtos de metal.
Para escolher qual máquina melhor atende às suas necessidades ou da sua empresa, a CELMAR preparou este artigo abordando desde o conceito de chanfro e sua finalidade até as 6 melhores chanfradeiras disponíveis no mercado.
Continue no artigo e saiba exatamente qual escolher!
O que é chanfro?
A remoção de metal da face e/ou canto vivo das chapas e discos, com o objetivo de soldagem posterior, é chamado de chanfro pela engenharia. Para tubos, o termo comum mais utilizado é bisel. São remoções pontuais, com ângulos variados, que permitem o depósito de metal para soldagem.
Os tipos de chanfro comumente utilizados na indústria apresentam perfis variados a depender do objetivo, da liga de metal das peças e da técnica de soldagem realizada em juntas de topo, canto, anguladas, de aresta ou sobreposta.
Os chanfros podem ser de perfil I, V, meio V, X, K, U, J, duplo J e duplo U. As letras que denominam o perfil também representam o desenho gerado nas peças chanfradas quando unidas.
Por exemplo, um chanfro V é visto quando duas peças juntas formam, no espaço de soldagem, um perfil semelhante a um “triângulo invertido”. Já o perfil meio V acontece quando uma das peças é chanfrada em ângulo e outra mantém desenho em 90°, gerando o perfil de “triângulo reto”.
Qual a sua finalidade?
A chanfragem de chapas, tubos e discos de espessura e comprimento diferentes permite aumentar a área de contato e o local de depósito de metal durante a soldagem. Ao remover e criar aberturas no metal, a zona de contato entre soldagem e a peça é ampliado.
Por exemplo, se você deseja soldar duas chapas em junta de topo, mas o perfil da liga metálica apresenta rugosidade e baixa resposta à soldagem, é necessário criar um sulco em uma ou nas duas chapas para que seja criado uma área maior de depósito de metal.
Outra finalidade possível para a chanfragem é o acabamento em peças metálicas, tendo em vista sua finalidade em diversos segmentos da indústria. No entanto, a chanfragem é regularmente associada ao processo de soldagem.
Conheça 6 Chanfradeiras e saiba qual escolher para diversos tipos de chanfro
Atualmente no mercado existe um número significativo de chanfradeiras capazes de realizarem trabalhos em ângulos diversos e de maneira automatizada.
O time de especialista da Celmar separou 6 chanfradeiras que atendem desde trabalhos mais simples e manuais até os mais complexos em linhas de produção que exigem velocidade e precisão.
Confira a seguir e saiba como e qual escolher!
Chanfradeira Elétrica Estacionária BV-60L
A BV-60L tem a vantagem de ser simples e de uso automatizado. Recomendada para chapas de 8-60mm de espessura, a BV-60L consegue realizar chanfros em ângulo de 0-90° com acabamento Ra3.2-12.5.
Atende perfeitamente os requisitos da indústria de soldagem, reduzindo custos operacionais pela automatização de seus processos.
Chanfradeira de Bancada BV-975
Com função multiuso, a BV-975 realiza trabalhos rápidos em ângulo reto, tipos de chanfro em arco e de curva. Seu uso é ideal para a fabricação de moldes, válvulas, peças hidráulicas e remoção de rebarba de engrenagens.
Possui ângulo de chanfro fixo de 45°, aceitando peças cilíndricas, chanfro irregular de borda de cavidade além de outros.
Chanfradeira Portátil BM-21
A BM-21 possui a tecnologia associada de desligamento automático quando há sobrecarga do motor. Recurso que evita desgaste excessivos da chanfradeira, assim como praticamente anula a possibilidade de dano.
Pesando somente 20kg, a BM-21 tem capacidade de chanfro em tubos de 150-300mm numa faixa de trabalho de 0-60° com ajuste contínuo. Além disso, conta com isolamento que reduz em até 37% a vibração durante o uso.
Chanfradeira Estacionária MMB 500
Ideal para tipos de chanfro em ângulos de 30-60° em alumínio, aço, aço inoxidável e de gão fino, a MMB 500 estacionária possibilita trabalhos de alta qualidade, precisão e com taxa de remoção significativa.
Possui um cabeçote de 100mm e realiza chanfros de 1-30mm. Para maiores especificações técnicas, consulte o manual da MMB 500.
Chanfradeira Estacionária CHP-21G Invertida
Destinada a trabalhos e serviços pesados, a CHP-21G aceita chapas de 9-50mm e tubos acima de 150mm de diâmetro interno.
Realiza tipos de chanfro com profundidade de 16mm em materiais com resistência inferior a 50Kg/mm². Possui capacidade de chanfros em ângulo de ajustável de 25° a 45°.
Chanfradeira Estacionária para chapas e tubos CHP-12 (CAMPEÃ DE VENDAS!)
Com velocidade de chanfro de 2,6 metros por minuto, a CHP-12 da Cevisa aceita trabalhos em tubos a partir de 100mm de diâmetro interno, chapas de 6-40mm e discos.
De operação automatizada, realiza tipos de chanfros em ângulo entre 30° e 45°, aceitando dispositivos angulares adicionados.
Agora que você já sabe mais sobre os tipos de chanfro e o equipamento ideal para realizar, acesse nossa loja e confira o catálogo completo da CELMAR em chanfradeiras e acessórios.
Conclusão
As melhores chanfradeiras do mercado são capazes de executar serviços de qualidade e precisão destinados à soldagem ou acabamento em chapas, tubos e discos.
São comercializadas em modelos portáteis e manuais, assim como aqueles para serviços pesados de setores da indústria que demandam velocidade e precisão.
A CELMAR conta com um catálogo completo de chanfradeiras e assessórios para qualquer tipo de chanfro em qualquer segmento da indústria. Entre em contato e realize um orçamento!