Solda MIG ou TIG: Saiba em quais situações usá-las!

Solda mig ou tig capa

Escolher entre solda MIG ou TIG é uma tarefa que exige atenção a múltiplos fatores. Dentre eles, quais as características do trabalho a ser realizado e do objetivo. Por exemplo, em casos que demandam agilidade no processo, a solda MIG é recomendada.

Em casos que demandam precisão e acabamento fino, a melhor escolha é a TIG. No entanto, outros aspectos integram a matemática da escolha da melhor solda a ser utilizada e em quais situações.

Pensando neste aspecto, a CELMAR convidou o seu time de engenheiros e técnicos para avaliarem: em qual situação utilizar, quais as características e como te auxiliar na escolha entre solda MIG e TIG.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

O que é solda MIG?

O tipo de soldagem MIG é realizado a partir da utilização de gases como Argônio ou Dióxido de Carbono de maneira inerte. Desse modo, a sigla MIG representa, em língua inglesa, Metal Inert Gas (Metal Inerte Gás).

No quadro geral de classificação de tipos de soldagem adotados no Brasil e proposto pela American Welding Society (AWS), a solda MIG se enquadra no grupo GMAW. Isto é, Gas Metal Arc Welding.

Outro tipo de soldagem, associada ao grupo GMAW, é a MAG, realizada a partir da utilização de gases como CO² ou misturas de CO2 e Argônio ou O² e Argônio. Assim como a MIG, a soldagem MAG também representa uma sigla: Metal Ativo Gás.

O que é solda TIG?

A solda TIG, por sua vez, é classificada no mesmo quadro da AWS na categoria GTAW – Gas Tungsten Arc Welding. Isto devido ao seu processo se dar por meio de arco elétrico, de corrente contínua ou alternada, gás de proteção e eletrodo de tungstênio.

Os gases utilizados na solda TIG são Argônio ou Hélio.

Quais são as diferenças entre solda MIG e TIG?

As diferenças entre a solda MIG e TIG abrangem desde a maneira como o processo de soldagem ocorre até a velocidade da solda. Isso implica que uma pode apresentar um tipo de utilização mais adequada que a outra.

Confira a seguir as características de cada uma e saiba melhor qual escolher: solda MIG ou TIG.

Características solda MIG

A solda MIG, além de apresentar uma tradição consolidada como estratégia de soldagem, é também conhecida por sua versatilidade, permitindo trabalhos em ligas de níquel, aço, cobre e alumínio. Por isso é empregada em diversos setores produtivos e industriais.

Outra característica deste tipo de soldagem é a velocidade. Devido à alimentação contínua de arame, a solda MIG apresenta uma taxa de deposição alta. Isto implica em maior agilidade no processo.

Do mesmo modo, o controle da corrente, da velocidade do arame e do fluxo de gás permitem que a solda MIG seja ajustada de forma precisa e adequada para cada tipo de trabalho.

Características solda TIG

Diferentemente da solda MIG, a TIG apresenta eletrodo não consumível de tungstênio, que apresenta alta resistência ao calor

A solda TIG também é conhecida por sua versatilidade. Podendo ser empregada em trabalho em alumínio, cobre, ligas de níquel, aço. Respondendo bem a ligas e metais sensíveis à oxidação.

Outra característica deste tipo de soldagem é a qualidade dos trabalhos realizados. Desse modo, no contexto produtivo e industrial, é empregada em contexto que demandam um tipo de acabamento fino.

Solda MIG ou TIG, qual escolher?

Solda mig ou tig escolher

Saber escolher entre solda MIG ou TIG está diretamente relacionado a qual tipo de trabalho deseja realizar, quais as características da linha de produção, quais materiais empregados e quais produtos fabricados.

Determinar qual a melhor, se a solda MIG ou TIG, é uma tarefa que considera alguns aspectos. Por exemplo, a velocidade exigida na linha de produção, se o acabamento exige refinamento ou, ainda, se as características dos metais e ligas metálicas.

Pensando nisso, o time de engenheiros e técnicos da CELMAR destacou os tipos de trabalhos e projetos em que a MIG ou a TIG são recomendadas. Confira!

Qual tipo de soldagem é indicado para cada caso?

Como indicamos, a escolha entre solda MIG ou TIG depende da avaliação dos objetivos, assim como dos processos. Para isso, separamos os projetos em que a solda MIG apresenta melhor desempenho, assim como aqueles que a TIG é mais indicada.

Projetos para usar solda MIG

Recorrentemente a solda MIG é empregada em trabalhos que demandem velocidade. Isso devido à alimentação contínua do arame. 

Além deste aspecto, a solda MIG é convencionalmente empregada em metais comuns, o que permite certa versatilidade e praticidade nos processos. Podendo ser empregada em projetos, por exemplo, com aço carbono, aço de baixa liga e alumínio.

Em paralelo, tanto a técnica quanto o próprio equipamento são de fácil utilização e assimilação. Isso implica em processos de treinamento mais curtos, com curvas rápidas de aprendizado de colaboradores e equipes.

Projetos para usar solda TIG

A solda TIG é recomendada em projetos e trabalhos que demandam alta qualidade e precisão. Isto devido à alta integridade estrutural das soldas e seu baixo índice de porosidade. Estes aspectos ressaltam a TIG como uma opção indicada para trabalhos finos.

Neste aspecto, a solda TIG também é utilizada em trabalhos de arte em metal por sua precisão e qualidade alcançadas. Este fato sublinha uma das características fundamentais: o controle fino do processo de soldagem.

É amplamente utilizada em materiais sensíveis à oxidação, assim como em aplicações especiais, tais como:

·  reparos de alta precisão

·  soldagem em aço inoxidável

·  soldagem em tubos

A CELMAR conta com um catálogo especializado de equipamentos e acessórios para soldagem. Confira nosso portal de orçamento e entre em contato com um de nossos consultores!

Conclusão

Solda mig ou tig conclusão

A melhor estratégia é sempre aquela que permite que objetivos sejam alcançados. Desse modo, escolher entre solda MIG ou TIG dependerá de, essencialmente, qual o resultado esperado e quais as características e necessidades dos trabalhos e projetos.

Cada uma apresenta aplicações adequadas e cenários de otimização. Por exemplo, o emprego da solda MIG quando se deseja velocidade e versatilidade. Em outra ponta, caso os projetos demandem precisão em materiais complexos, a TIG representa uma opção válida.

Independente de qual tipo de soldagem escolher, a CELMAR conta com um catálogo de produtos especializados, elaborado com base na expertise de mercado da CELMAR e do conhecimento dos ramos produtivos e industriais nacional e internacional.

Entre em contato hoje ainda com nosso time de consultores e solicite um orçamento!

TAGS:

Deixe seu comentário

Newsletter

Receba nossas novidades por email, cadastre-se em nossa Newsletter.

Chegou!