Escolher entre solda MIG ou TIG é uma tarefa que exige atenção a múltiplos fatores. Dentre eles, quais as características do trabalho a ser realizado e do objetivo. Por exemplo, em casos que demandam agilidade no processo, a solda MIG é recomendada.
Em casos que demandam precisão e acabamento fino, a melhor escolha é a TIG. No entanto, outros aspectos integram a matemática da escolha da melhor solda a ser utilizada e em quais situações.
Pensando neste aspecto, a CELMAR convidou o seu time de engenheiros e técnicos para avaliarem: em qual situação utilizar, quais as características e como te auxiliar na escolha entre solda MIG e TIG.
Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!
O que é solda MIG?
O tipo de soldagem MIG é realizado a partir da utilização de gases como Argônio ou Dióxido de Carbono de maneira inerte. Desse modo, a sigla MIG representa, em língua inglesa, Metal Inert Gas (Metal Inerte Gás).
No quadro geral de classificação de tipos de soldagem adotados no Brasil e proposto pela American Welding Society (AWS), a solda MIG se enquadra no grupo GMAW. Isto é, Gas Metal Arc Welding.
Outro tipo de soldagem, associada ao grupo GMAW, é a MAG, realizada a partir da utilização de gases como CO² ou misturas de CO2 e Argônio ou O² e Argônio. Assim como a MIG, a soldagem MAG também representa uma sigla: Metal Ativo Gás.
O que é solda TIG?
A solda TIG, por sua vez, é classificada no mesmo quadro da AWS na categoria GTAW – Gas Tungsten Arc Welding. Isto devido ao seu processo se dar por meio de arco elétrico, de corrente contínua ou alternada, gás de proteção e eletrodo de tungstênio.
Os gases utilizados na solda TIG são Argônio ou Hélio.
Quais são as diferenças entre solda MIG e TIG?
As diferenças entre a solda MIG e TIG abrangem desde a maneira como o processo de soldagem ocorre até a velocidade da solda. Isso implica que uma pode apresentar um tipo de utilização mais adequada que a outra.
Confira a seguir as características de cada uma e saiba melhor qual escolher: solda MIG ou TIG.
Características solda MIG
A solda MIG, além de apresentar uma tradição consolidada como estratégia de soldagem, é também conhecida por sua versatilidade, permitindo trabalhos em ligas de níquel, aço, cobre e alumínio. Por isso é empregada em diversos setores produtivos e industriais.
Outra característica deste tipo de soldagem é a velocidade. Devido à alimentação contínua de arame, a solda MIG apresenta uma taxa de deposição alta. Isto implica em maior agilidade no processo.
Do mesmo modo, o controle da corrente, da velocidade do arame e do fluxo de gás permitem que a solda MIG seja ajustada de forma precisa e adequada para cada tipo de trabalho.
Características solda TIG
Diferentemente da solda MIG, a TIG apresenta eletrodo não consumível de tungstênio, que apresenta alta resistência ao calor.
A solda TIG também é conhecida por sua versatilidade. Podendo ser empregada em trabalho em alumínio, cobre, ligas de níquel, aço. Respondendo bem a ligas e metais sensíveis à oxidação.
Outra característica deste tipo de soldagem é a qualidade dos trabalhos realizados. Desse modo, no contexto produtivo e industrial, é empregada em contexto que demandam um tipo de acabamento fino.
Solda MIG ou TIG, qual escolher?
Saber escolher entre solda MIG ou TIG está diretamente relacionado a qual tipo de trabalho deseja realizar, quais as características da linha de produção, quais materiais empregados e quais produtos fabricados.
Determinar qual a melhor, se a solda MIG ou TIG, é uma tarefa que considera alguns aspectos. Por exemplo, a velocidade exigida na linha de produção, se o acabamento exige refinamento ou, ainda, se as características dos metais e ligas metálicas.
Pensando nisso, o time de engenheiros e técnicos da CELMAR destacou os tipos de trabalhos e projetos em que a MIG ou a TIG são recomendadas. Confira!
Qual tipo de soldagem é indicado para cada caso?
Como indicamos, a escolha entre solda MIG ou TIG depende da avaliação dos objetivos, assim como dos processos. Para isso, separamos os projetos em que a solda MIG apresenta melhor desempenho, assim como aqueles que a TIG é mais indicada.
Projetos para usar solda MIG
Recorrentemente a solda MIG é empregada em trabalhos que demandem velocidade. Isso devido à alimentação contínua do arame.
Além deste aspecto, a solda MIG é convencionalmente empregada em metais comuns, o que permite certa versatilidade e praticidade nos processos. Podendo ser empregada em projetos, por exemplo, com aço carbono, aço de baixa liga e alumínio.
Em paralelo, tanto a técnica quanto o próprio equipamento são de fácil utilização e assimilação. Isso implica em processos de treinamento mais curtos, com curvas rápidas de aprendizado de colaboradores e equipes.
Projetos para usar solda TIG
A solda TIG é recomendada em projetos e trabalhos que demandam alta qualidade e precisão. Isto devido à alta integridade estrutural das soldas e seu baixo índice de porosidade. Estes aspectos ressaltam a TIG como uma opção indicada para trabalhos finos.
Neste aspecto, a solda TIG também é utilizada em trabalhos de arte em metal por sua precisão e qualidade alcançadas. Este fato sublinha uma das características fundamentais: o controle fino do processo de soldagem.
É amplamente utilizada em materiais sensíveis à oxidação, assim como em aplicações especiais, tais como:
· reparos de alta precisão
· soldagem em aço inoxidável
· soldagem em tubos
A CELMAR conta com um catálogo especializado de equipamentos e acessórios para soldagem. Confira nosso portal de orçamento e entre em contato com um de nossos consultores!
Conclusão
A melhor estratégia é sempre aquela que permite que objetivos sejam alcançados. Desse modo, escolher entre solda MIG ou TIG dependerá de, essencialmente, qual o resultado esperado e quais as características e necessidades dos trabalhos e projetos.
Cada uma apresenta aplicações adequadas e cenários de otimização. Por exemplo, o emprego da solda MIG quando se deseja velocidade e versatilidade. Em outra ponta, caso os projetos demandem precisão em materiais complexos, a TIG representa uma opção válida.
Independente de qual tipo de soldagem escolher, a CELMAR conta com um catálogo de produtos especializados, elaborado com base na expertise de mercado da CELMAR e do conhecimento dos ramos produtivos e industriais nacional e internacional.
Entre em contato hoje ainda com nosso time de consultores e solicite um orçamento!