Rosqueadeira industrial é um equipamento amplamente utilizado na indústria com o objetivo de criação de sulcos helicoidais internos ou externos em peças em formato de rosca.
A partir do desbaste controlado, ranhuras são realizadas. O rosqueamento interno é realizado pela marcação de filetes por machos. Já o externo, pode ser realizado por cossinete ou ponta de corte em torno.
Como um dos processos mais comuns na usinagem, quando realizado o rosqueamento com equipamento específico, a cadeia produtiva ganha agilidade, método e potencial de aumento na rentabilidade da indústria.
Neste artigo, o time de engenheiros e especialistas da CELMAR explica o que é uma rosqueadeira, como ela funciona, como escolher e porque investir nesse equipamento.
Rosqueadeira industrial, o que é?
Dentre os métodos de usinagem tipicamente realizados na indústria, o rosqueamento é um dos mais usados e, o equipamento responsável por este processo é a rosqueadeira industrial. No caso das roscas internas, a partir da remoção material do furo são gerados sulcos helicoidais na parede interna da peça.
No caso do rosqueamento externo, a peça pode girar sobre um pivô de torno e uma ponta de corte desbasta a superfície gerando sulcos em rosca. Ainda, pode ser utilizado um cossinete de rosca manual que, ao girar, marca a superfícies da peça com o desenho da rosca.
Para que serve essa ferramenta?
As rosqueadeiras são empregadas em indústrias de diversos portes nos processos de usinagem de peças que demandam a criação de roscas internas ou externas nas partes ou componentes dos produtos fabricados.
Por exemplo, em setores industriais que demandam estruturas de fixação de partes por atrito, a rosqueadeira é utilizada na fabricação de componentes. Esse processo pode ser realizado de maneira manual ou automatizada.
Como funciona?
O princípio do rosqueamento é que a tenacidade das ligas metálicas seja diferente entre a composição da peça a ser rosqueada e a ponta de corte ou cossinete. Essa relação permite que filetes sejam removidos e o desenho da rosca seja gerado.
No caso das roscas internas, utiliza-se o macho que retira o cavaco e forma o desenho da rosca no furo. No caso das externas, o rosqueamento se dá pelo cossinete ou, em alguns casos, por giro da peça em torno.
Por este aspecto, quando o rosqueamento é realizado por maquinário industrial os níveis de precisão e qualidade são assegurados em cada peça fabricada.
Como escolher a rosqueadeira industrial ideal?
O processo de escolha da melhor rosqueadeira dependerá dos processos envolvidos na cadeia de produção, nos times de colaboradores e no segmento da indústria em que a empresa atua. No entanto, alguns aspectos simples podem ser considerados.
Rosqueadeiras de braço pantográfico, como a TIGER-VH eletrônica, apresentam a tecnologia dos sistemas de rosqueamento em módulos de velocidade. Isso permite agilidade, flexibilidade e adaptabilidade na linha de produção.
Bem como o modelo a R400 da Roscamat , apresentam motores pneumáticos com velocidades variantes entre 90 e 2100 RPM em sistema modular que concedem potência e velocidade nos processos de rosqueamento.
Por isso, leve sempre em consideração a finalidade do uso da rosqueadeira nos processos produtivos, bem como as necessidades de usinagem da indústria em relação ao potencial de ganho em agilidade, precisão e qualidade no emprego de cada equipamento.
Afinal, vale a pena investir em uma rosqueadeira industrial?
A utilização de maquinário qualificado sempre representa um ganho na produtividade e rentabilidade dos processos de usinagem. A partir do momento que se emprega, na cadeia produtiva, métodos e padrões de fabricação todo o ecossistema da indústria é beneficiado.
O retorno sobre o investimento positivo pode ser alcançado com o tabelamento de processos e emprego de equipamento específico. Por isso, considere sempre que haverá impactos na:
· agilidade no processo de rosqueamento e ganhos de produtividade
· qualidade das peças produzidas por método de rosqueamento padrão
· automatização de procedimentos e etapas na cadeia produtiva
· rentabilidade por aumento na velocidade da linha de produção
Além de assegurar a qualidade das roscas, as rosqueadeiras industrias também impacta dos processos de usinagem. Estes fatores implicam em maior valor agregado e possível aumento na rentabilidade da indústria.
Onde comprar uma rosqueadeira industrial?
Atualmente o mercado de equipamentos industriais no Brasil diversificou o suficiente para abarcar diversos fabricantes, modelos e faixas de preço de equipamento.
Isso implica numa diversidade de produtos disponíveis e que atendem às mais diversas necessidades da indústria. Existem modelos elétricos, pneumáticos, com unidades de lubrificação automatizadas e braços articulados com longo alcance para peças de dimensões significativas.
Por isso, as melhores empresas do ramo de distribuição industrial de máquinas contam com um catálogo amplo e que atende a todos os segmentos da indústria brasileira. A CELMAR, como líder do mercado, tem orgulho de ter como missão a qualidade e o foco no cliente.
Celmar
Contando com mais de três décadas de expertise no ramo de Distribuição Industrial de Máquinas, Ferramentas e MRO, a CELMAR desenvolveu um portfólio de produtos que atende todas as demandas da indústria brasileira.
Conte com a CELMAR no momento de impulsionar os resultados de sua indústria, no aumento de rentabilidade e ganho de valor agregado em cada produto usinado. Acesse nosso portal de orçamento e confira as melhores rosqueadeiras do mercado.
Conclusão
Na usinagem, uma das atividades mais comuns é o processo de rosqueamento de peças. Seja com o objetivo de fabricação de produtos ou componentes, adotar métodos padronizados de rosqueamento por maquinário especializado assegura a qualidade e promove a rentabilidade da indústria.
No Brasil, atualmente, existe uma diversidade de equipamentos comercializados. A CELMAR conta com um catálogo específico de rosqueadeiras que atendem a qualquer demanda do setor industrial.
Entre em contato com nosso time de consultores e realize um orçamento!