A rosqueadeira de bancada está presente nos mais diversos setores produtivos da indústria e representa o melhor e mais assertivo recurso à criação de roscas internas ou externas em partes ou componentes de fixação.
Dado o avanço tecnológico, hoje em dia uma diversidade de rosqueadeiras são comercializadas em diversos modelos. Cada qual com um tipo de aplicação recomendada e utilização correta.
A pedido da CELMAR o time de engenharia elaborou este artigo abordando o funcionamento da rosqueadeira e como utilizar este equipamento tão necessário nos métodos produtivos atuais.
Continue no artigo e se torne um expert no assunto!
O que é uma rosqueadeira de bancada?
A rosqueadeira de bancada é um equipamento especializado e destinado à criação de roscas internas e externas em diversos materiais, como metal, plástico ou madeira. Amplamente adotada nos setores produtivos da indústria, a rosqueadeira permite agilidade, precisão e qualidade nas peças produzidas.
Como equipamento estacionário, é instalado em uma bancada plana e estável, permitindo a realização de trabalhos complexos e que demandam a manutenção dos padrões de qualidade em cada parte, componentes ou produtos fabricados.
Para que serve uma rosqueadeira de bancada?
Nos processos de usinagem, a realização de roscas internas ou externas em componentes ou partes é uma das demandas mais recorrentes. Isso se dá pela necessidade, em diversos setores da indústria, da fabricação de estruturas de fixação por atrito.
Nestes contextos é empregada a rosqueadeira, podendo ser de bancada ou coluna ou braço pantográfico. Estes equipamentos realizam sulcos helicoidais em peças de metal ou plástico de profundidade variada e pré-definida gerando um perfil de rosca nas peças trabalhadas.
Desse modo, estes equipamentos são utilizados em diversos setores produtivos, em empresas de portes variados, dado a sua praticidade, precisão e manutenção da qualidade nos processos de fabricação de peças, partes, componentes ou produtos da indústria.
Como esse tipo de rosqueadeira funciona?
A realização de roscas em peças metálicas se dá pelo princípio de diferença de tenacidade entre a estrutura de corte da máquina com a do metal da peça. Esta diferença, em resumo, implica na resistência que um dado metal apresenta em contato com outro.
Quando o processo de rosqueamento é interno, o processo ocorre pelo atrito e corte de uma peça macho que retira o cavaco e forma o padrão de rosca. Já para as roscas externas, utiliza-se uma cossinete que desenha o perfil helicoidal na peça trabalhada.
Este princípio permite que os sulcos da rosca sejam devidamente realizados na peça trabalhada. Todo esse processo, no caso das rosqueadeiras instaladas em bancadas, se dá de maneira automatizada ou semiautomatizada, dependendo do modelo.
Como usar uma rosqueadeira de bancada?
A operação deste equipamento é simples, mas demanda atenção como qualquer processo produtivo na indústria. Por isso, o primeiro passo é conferir se o operador está equipado com todos os EPIs necessários para o manuseio da máquina durante todo o processo.
O passo posterior é verificar se a rosqueadeira está instalada em superfícies planas e estáveis, com todos os recursos de fixação devidamente realizados e, por fim, se está alinhada garantido a perpendicularidade da rosqueadeira ao material que será confeccionado a rosca.
Após este processo, a atenção deve ser dirigida à peça a ser trabalhada. Ela deve estar limpa, livre de traços de óleo ou quaisquer resíduos sólidos como detritos. Caso positivo, fixe corretamente a peça no equipamento.
Cada trabalho exige componentes específicos, como acessórios e partes adicionais. Por isso, verifique se a rosqueadeira está devidamente equipada com os acessórios necessários para a criação das roscas de perfil planejado para o trabalho.
Não se esqueça de lubrificar adequadamente os componentes de corte da rosqueadeira, de modo a diminuir o atrito e facilitar o processo. Tendo conferido todos estes aspectos, inicie o rosqueamento, mantendo atenção a todo o funcionamento da máquina e resposta da peça.
Após o trabalho, realize a limpeza necessária na rosqueadeira, removendo o excesso de óleo ou partículas sólidas decorrentes do processo. Isso permite maior vida útil e durabilidade do equipamento.
Rosqueadeira de bancada x Rosqueadeira, quais as diferenças?
Apesar de realizarem o rosqueamento em peças de metal, plástico ou madeira, estes dois equipamentos apresentam diferenças tanto em seu porte quanto em sua utilização. Confira!
Rosqueadeira de bancada
Utilizada em trabalhos em metais resistentes que demandam maior quantidade de força aplicada, por isso, são equipamentos mais robustos. Do mesmo modo, exigem a instalação em superfícies planas e estáveis.
Realiza rosqueamento de alta precisão e qualidade, sendo empregada em setores industriais que demanda padronização das peças fabricadas, agilidade e projetos de média ou larga escala produtiva.
Rosqueadeira
Comparativamente, são equipamentos de tamanho reduzido. Alguns modelos são operados de maneira manual, o que permite mobilidade pela planta da oficina ou fábrica. Recomendada para trabalhos em materiais de baixa resistência.
3 Rosqueadeiras de bancada para usar em 2024!
A CELMAR conta com um time de especialistas que acompanham e analisam as alterações tecnológicas e inovações no setor industrial e produtivo, oferecendo aos nossos clientes as melhores soluções em equipamentos.
Avaliando o mercado atual, separamos três melhores modelos de rosqueadeira para usar em 2024.
Rosqueadeira Pneumática 500-RH
A Rosqueadeira pneumática 500-RH da Roscamat realiza trabalhos em aços, ferro fundido e alumínio (M2-M24/M27). Possui um sistema de módulos de velocidade e motor de 750W, que possibilita a realização de trabalhos complexos com precisão e qualidade.
Rosqueadeira Elétrica TIGER-V
A TIGER-V é adotada amplamente em diversos segmentos da indústria e reconhecida pela qualidade dos trabalhos realizados, sendo recomendada para uso em peças de aço e alumínio (M2-M27/M33). Apresenta lubrificação com timer e controle de rotação direita-esquerda.
Rosqueadeira Elétrica Mosquito 300V
Com o selo de qualidade dos equipamentos Roscamat, a Mosquito 300V é recomendada para trabalhos em aços, ferro fundido e alumínio (M2-M14/M16), sendo ideal para rosqueamento de peças maiores.
A CELMAR conta com um catálogo especializado, trabalhando somente com as melhores fabricantes nacionais e internacionais. Acesse nosso portal de produtos e orçamento e confira!
Conclusão
Amplamente utilizado na indústria moderna, a rosqueadeira de bancada representa um dos recursos mais assertivos na realização adequada, padronizada e precisa de roscas internas e externas em metais.
A realização da rosca parte do princípio de diferença de tenacidade e resistência dos materiais do sistema de corte da rosqueadeira com o metal da peça a ser trabalhada. Isso permite a criação de sulcos helicoidais de padrão rosca tanto na parte externa das peças, por cossinete, ou interna.
A CELMAR é especialista no fornecimento de maquinário industrial de alta qualidade, oferecendo as melhores soluções para seus clientes. Entre em contato hoje ainda e solicite um orçamento!