Publicado em

O que você precisa saber antes de comprar um elevador automotivo

Fique pode dentro de tudo que você precisa saber, antes de comprar um elevador automotivo para sua oficina.

De todas as ferramentas da sua oficina, o elevador automotivo lhe dá as maiores chances de retorno e de rentabilidade no setor de manutenções.

Porém, se você não se atentar aos detalhes importantes antes de comprar o seu elevador como,  padrões estruturais, rendimento, fabricante sem respaldo ou até mesmo assistência técnica inadequada, você pode prejudicar o seu negócio.

Por isso listamos abaixo alguns pontos importantes que você deve considerar antes de comprar um elevador automotivo.

Preço de compra X Custo de propriedade de um elevador.

Preço baixo nem sempre é sinônimo de economia. Muitas vezes o barato sai caro.

O que se quer é um elevador de custo funcional baixo. Um elevador com reputação comprovada pela sua constância em tempo produtivo e pelo baixo custo de manutenção.

Uma máquina fabricada por uma empresa reconhecida pelos seus serviços de assistência, confiáveis e permanentes.

O elevador mais caro, nem sempre é o mais funcional

No geral a rentabilidade de uma seção de manutenção cai 50% cada vez que um elevador deixa de funcionar.

Tendo por base a média americana de $800 de
faturamento por dia nas seções de manutenção, você sofre um prejuízo de $400 por dia de espera pelo conserto do elevador.

elevador automotivo
Fatores vitais para a compra de um elevador

Considerações sobre o elevador automotivo

Qualidade e Garantia

A organização do fabricante deve ser conforme ISO9001, o parâmetro internacional de referência mais alto quanto a qualidade.

As pesquisas mostram que as empresas que se comprometem com este padrão de certificação de qualidade se destacam e pairam sobre os demais fabricantes.

A qualidade do elevador automotivo tem de estar respaldada por uma garantia abrangente e confiável, que mostre claramente quais os componentes que estão cobertos e em que condições, assim como a forma como se aplica, se cobre a mão-de-obra empregada na assistência em garantia e se há alguma empresa ou representante autorizado para cumprir tais serviços na sua região.

Além disso, o fabricante deve oferecer-lhe a conveniência da garantia estendida.

Engenharia e Comprovação

Será que a engenharia do projeto segue os padrões e será que os testes de desempenho foram feitos no Brasil, conforme os padrões de fabricação e segurança exigidos, mesmo que com alguns componentes importados?

Será que, se a origem dos componentes é global, o fabricante mantém gente sua alocada permanentemente nos fornecedores para garantir rígido cumprimento dos padrões de teste e de qualidade?

Qual é a reputação do fabricante quanto a atendimento dos anseios dos clientes? Há quantos anos está no mercado?

É reconhecido como “copiador”, ou como inovador? O projeto é próprio ou simplesmente compra marcas sem conhecer em profundidade a integridade do produto?

O fabricante oferece toda uma gama de acessórios e adaptadores para atender a enorme diversidade de veículos que há no mercado?

Certificação e Segurança

Será que o fabricante é filiado ao American Lift Institute? Em caso negativo é interessante saber a razão.

Teria o elevador automotivo em pauta para compra, o selo dourado ALI/ETL, o único documento aceito que comprova que foi inspecionado por terceiros e está conforme as normas de rendimento e segurança?

O Código Internacional de Edificações, IBC, estabelece que todos os elevadores têm de ser certificados segundo esta norma.

Será que o fabricante submete os seus produtos a provas de operação e manutenção para comprovar a sua durabilidade e resistência?

Quais os processos de qualidade adotados pelo fabricante para garantir que todos os elevadores que fabrica ano a ano cumprem todas as exigências de rendimento? Além disto, que características de segurança se projetam especialmente para um modelo específico?

elevador automotivo

Considerações sobre o Suporte

Vendas e Serviços, Local e Exclusivos

Será que o fabricante mantém uma rede de prestadores de serviço qualificados e formados pela fábrica, que contam com todos os equipamentos e conhecimento necessários para os serviços de manutenção e reparo que se possa precisar?

Haveria perto de você uma equipe pronta para atendê-lo em 24 horas? Será que o fabricante dispõe um programa completo de formação dos seus instaladores e distribuidores?

Os melhores fabricantes contam com os melhores distribuidores. Qual a experiência dos profissionais que o assistirão na compra do elevador?

Equipe de Assistência de Fábrica

Qual o compromisso do fabricante na hora de dar suporte à marca? O que há por trás do elevador, uma fábrica, ou um depósito e uma página na web? Será que se investiu o suficiente na formação de uma equipe completa de engenheiros e especialistas?

Será que tal equipe está à sua disposição a qualquer momento para solucionar perguntas ou problemas que você queira apresentar? O fabricante oferece
serviços gratuitos de planejamento para ajudá-lo a construir ou reformar as suas instalações e melhorar a rentabilidade?

Em outras palavras, o fabricante está disposto a tão somente vender, ou está comprometido em ajudar você a incrementar a sua rentabilidade, mesmo que
de uma instalação antiga?

Disponibilidade de Peças Originais

Será que o fabricante conta com um sistema informatizado para manter constantemente um estoque adequado de peças?

Dispõe um serviço de entrega em 24 horas?

Conta com uma equipe de engenharia especializada na melhoria da qualidade e da durabilidade das suas
peças?

Será que está incomodado com a proliferação de peças de reposição falsificadas que, com toda a certeza alteram a segurança e a rentabilidade do seu elevador, assim como põem em risco a certificação ALI?

E a Certificação?

Muitos dos elevadores vendidos são certificados pelo ALI, Automotive Lift Institute, e a comprovação é feita por laboratório independente.
Além disto, a certificação exige inspeção periódica das fábricas.

Se o elevador e as instalações fabris cumprem os quesitos de segurança ANSI/ALI ALCTV 1998, o elevador automotivo pode ostentar a marca dourada “ALI Certified/ETL Listed”.

Na certificação ALI também se exige que se entreguem os documentos de segurança, manuais e instruções completas com o elevador.

O fato de um fabricante declarar que conta com a certificação ALI não garante que todos os seus produtos são certificados.A cada modelo corresponde um certificado ALI particular.

Como Evitar uma compra ruim de um elevador

  • Exigir um elevador projetado por um fornecedor reputado e com ampla experiência na fabricação de elevadores de alta qualidade para o mercado automobilístico.
  • Questionar sobre a existência de sede em endereço permanente. A página da WEB é informativa, mas não prova a existência. Compre de fonte segura, confiável
  • Garantir-se que a compra conta com todo o suporte pós venda necessário, de uma equipe de fábrica à sua disposição.
  • Munir-se de garantia que o projeto e a engenharia são adequados para a aplicação a que se destinam
  • Exigir um elevador que ostente o selo dourado ALI
  • Garantir-se que o elevador adquirido conta com assistência técnica local (treinada e respaldada pelo fabricante)
  • Obter garantia que o fabricante conta com um estoque de peças adequado e com um sistema comprovado de despacho prioritário.

E você? O que verifica antes de comprar o seu elevador automotivo?

Compartilhe em suas redes sociais: